Containers e Microsserviços

Os microsserviços são uma forma de abordar o desenvolvimento de uma única aplicação. Ou seja, em vez de continuar da forma monolítica e centralizada de sempre, divide-se seus serviços e funcionalidades em diversas suítes específicas.

Assim, a arquitetura de uma aplicação se torna muito mais versátil e funcional.

Através de microserviços a arquitetura da aplicação é quebrada em “pedaços” com funções distintas, porém integrando-as para entregar de forma completa a aplicação ao usuário final.

Como essas funções estão separadas, em uma eventual necessidade de manutenção, atualização em alguma parte do código nem toda a aplicação ficará indisponível. Um exemplo disso são os sistemas bankline, você já deve ter se deparado em conseguir ver seu extrato bancário, efetuar um TED, porém não consegue o pagamento de um boleto, com microsserviços nem todo o sistema fica indisponível devido uma manutenção, atualização ou problema em alguma função específica dessa aplicação.

Além disso, cada serviço é implementado de forma independente, com sua própria linguagem, infraestrutura, banco de dados e muito mais. Assim, o desenvolvedor não precisa se preocupar com recursos computacionais e binários ao trabalhar em funções específicas, pois nada fora do microverso de sua aplicação será afetado.

Dessa forma, como resultado, as arquiteturas de suas aplicações não apresentam uma lógica hierárquica, mas simétrica, aproximando-o das necessidades do seu consumidor.

Entre em contato e conheça os nossos projetos!

Fale Conosco